Comece a Programar: A linguagem de Programação C#, a portabilidade da Microsoft

Curso de C# online grátis com certificado, apostila para download.
Saiba o que é a linguagem de programação C# (C sharp), o que é, para que serve, onde é usada, como surgiu, quais suas características, quem deve estudar, por onde estudar, dicas de livros e cursos de C#.





Clique aqui para acessar o curso de C#, com certificação

A linguagem de programação C#

C# (C sharp) é uma linguagem de programação orientada à objetos de propósitos gerais e fortemente tipada.
Foi criada pela Microsoft e faz parte do framework .NET

.NET Framework é um  conjunto de ferramentas criado pela Microsoft que permite uma 'comunicação' entre várias linguagens, graças a um poderoso conjunto de bibliotecas que fazem com que os programas .NET rodem em um ambiente chamado CLR(Common Language Runtime), ao invés de rodar diretamente no hardware, como em C, C++ ou Assembly.
Ou seja, existe uma infraestrutura comum entre as linguagens da .NET. Isso se chama CLI - Common Language Infrastructure -, que, sem dúvida, é o grande diferencial da tecnologia .NET.

A framework fornece um conjunto de ferramentas que geram códigos e funcionalidades de baixo nível automaticamente, permitindo que o programador foque seu tempo na lógica e desenvolvimento do programa, ao invés de se preocupar com alguns detalhes do programa/sistema, como o gerenciamento de memória e garbage collector, aumentando a eficiência do programador.

Assim como muitas outras, é multi-paradigma. Porém, uma das características do C# é portabilidade, como por exemplo, para sistemas embarcados

Diferencial da linguagem C# 

O 'C' de C#, assim como o 'C' de C++, e de Objective-C não são por acaso. A sintaxe é inspirada na linguagem C.

Orientação a objetos, gerenciamento automático de lixo (garbage collector), CLI/JVM (bytecode), portabilidade...sim, Java!
C# foi bastante baseada em Java.

Qual a diferença, então, entre Java e C#? Como saber qual estudar?
Á priori, as duas linguagens são de uso genérico, ou seja, podem ser usadas para fazer quase qualquer tipo de aplicação.

A associação que se faz é, sem dúvida:
C# - Microsoft Windows
Java - software livre
Programação Progressiva - Saiba o que é a linguagem de programação C#, para que serve e a diferença entre C# e Java.






A linguagem C# é boa? É a melhor e mais indicada ?




Obviamente, não existe melhor nem pior. É uma questão de escolha, de nicho.
Depende de onde você trabalha, com o que e qual sua área de interesse. Por mas que exista todo o preconceito e 'Micro$oft' e o 'rWindows', é apenas uma cultura adolescente e de desinformação.

Não precisa citar a importância e o quanto os produtos da Microsoft estão presentes no mercado.
Portanto, se desenvolver aplicativos para Windows for seu objetivo, C# é, sem dúvidas, uma excelente opção, além de ser uma excelente porta de entrada para o fantástico .NET framework.
É uma linguagem simples, portável e por ter sido feita depois do Java, há (e houve) um constante prezo pela eficiência e simplicidade.

Java, porém, é uma das linguagens de programação mais famosa e com mais mercado atualmente, além de estar relacionado com o termo 'free' e licença GPL.

Se já tiver conhecimento em uma ou outra, terá tanto facilidades (pois muita coisa é idêntica) mas terá tropeços em detalhes, pois existem pequenas diferenças que podem tornar a migração de uma linguagem para outra um pouco chata.
Para ver os códigos comparativos das duas linguagens, para se fazer a mesma coisa, dentre outras diferenças, veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_C_Sharp_and_Java

http://en.wikipedia.org/wiki/C_Sharp_(programming_language)
http://en.wikipedia.org/wiki/.NET_Framework

Ok, quero ser programador .NET, mas por onde começar a programar em C# ?

Os melhores livros para aprender C#

Se você é auto-didata (aquele que aprende só, estudando em casa) ou está sem tempo, dinheiro ou disponibilidade para fazer um curso de programação, a saída mais indicada é através de livros.

Os livros que vamos indicar são completos, possuem centenas de páginas de explicações, códigos prontos, exercícios propostos e resolvidos. Podem ser usados por todos, não é necessário saber programar para usar os livros que vamos indicar.

Não existe um 'o melhor livro C#', isso vai depender do tanto que você quer estudar, de seus objetivos, tempo, se quer realmente entender à fundo a linguagem ou só aprender, sem entrar muito em detalhes.
Leia as descrições dos livros, e escolha a que melhor se encaixa com seu perfil. Obviamente, estudar pelos dois fará de você um programador bem mais profissional e completo.

Use a Cabeça C#, 2a Edição - 2010 

Livro mais indicado para iniciante
Use a Cabeça! C#
Este é o livro da famosa série "Use a Cabeça", são livros totalmente voltados para o público leigo.
É praticamente impossível não aprender com este livro. Logo nas primeiras páginas ele já te ensina o que você precisa instalar e o que fazer para criar seus primeiros projetos em C#, ele é simplesmente fantástico.


Possui muitas figuras, screenshoots (fotos da tela) e muito código, tudo bem explicado.
Essa série de livros é conhecida pelo seu 'bom humor', pois tem uma leitura extremamente agradável e fácil de ser entendida.

Se quer algo bem simples de ser entendido, sem muita complexidade e detalhes técnicos, não tenha dúvidas, clique aqui e saiba como obter seu livro "Use a Cabeça - C#".


C# - Como programar, Deitel

O melhor e mais completo livro sobre C#
C#, Como Programar
Se você é daqueles "caçadores de bits", que quer entender como tudo funciona, saber cada detalhe de uma linguagem de programação e realmente dominá-la, indicamos o livro C# Como Programar, Deitel.

Também são uma coleção de livros, e no nosso ver, é o livro mais completo existente no mercado, sobre a linguagem C# (e existem poucos livros sobre essa linguagem, infelizmente).

Possui muitas, muitas páginas mesmo. Possuem muitos códigos, todos extremamente bem comentados, linha por linha, para você entender absolutamente tudo, de cada programa.

É um livro que também pressupõe que você seja iniciante, e nunca tenha tido contato com nenhuma outra linguagem, por isso também é muito usado por iniciantes.
Mas a diferença deste pro outro, é que este é bem mais completo, vai bem mais aĺém e é para quem gosta de ler.

Com certeza, estudar por esse livro fará você entender bem os conceitos da linguagem C#, e ao término do livro você já sera capaz de criar programas incríveis. Clique aqui para obter seu livro "C#, como programar - Deitel".

Curso de C# com certificado

Aprender uma linguagem de programação (principalmente se for uma tão importando, como o C#) é algo que é feito até mesmo por hobbie, algo por interesse mesmo.

Aprender C# se torna bem mais interessante, devido a facilidade com que é possível fazer aplicativos para Windows. Não é difícil vermos pessoas que com poucas semanas de estudo já está criando seus primeiros aplicativos com o 'C sharp', com interface gráfica, botões, menus e tudo aquilo que temos contato diariamente.

Porém, melhor que somente aprender é aprender e fazer disso uma profissão, e uma excelente e procuradíssima profissão diga-se de passagem. A importância do C# no mercado de trabalho é tão grande que não precisamos falar, apenas vamos deixar você notar:
Que empresas usam Windows? Quantos aplicativos em Farmácia, Lojas, Supermercados usam Windows? Quantos sistemas são feitos para serem usados no Windows ?

A gigantesca maioria, sem dúvidas.
Logo, se deseja trabalhar no ramo, indicamos um excelente Curso de C# com certificado.
Lá você terá aulas, pdf, arquivos de áudio, vídeo-aulas, exercícios, provas e tudo mais para se tornar um profissional certificado para trabalhar com C# e Windows Forms Applications.

Clique aqui, estude, invista na sua carreira e faça o curso de C# com certificação.

Outras opções

Pouca gente sabe, mas a Microsoft dá um incrível suporte para as pessoas que querem aprender a usar seus produtos, inclusive 'suas' linguagens, como o C#.

Obviamente, não espere um material super completo, com didática, exemplos, exercícios e soluções de graça na internet, é muito raro ter um material de qualidade completamente disponibilizado na rede.
Por isso, se quiser realmente aprender e levar à sério seu aprendizado em C#, indicamos os livros.

No site da Microsoft, eles disponibilizam um portal dedicado exclusivamente ao aprendizado de diversas ferramentas, incluindo de C# e Visual Studio. 
Você se cadastra, lê materiais, tem exercícios, resoluções, fóruns etc. Vale a pena conferir:

Sobre Visual Studio e outras ferramentas .NET:

O site Oficina da Net também oferece várias apostilas para download:

Assim como K19:

O Apostilando tem material sobre .NET:

Veja também: